segunda-feira, 18 de junho de 2018

8. Identificar os benefícios das vacinas, como medida preventiva, e os perigos representados pelos parasitas que provocam as principais zoonoses.

COMO FUNCIONA A VACINA

No primeiro mês de vida do animal ele tem os anticorpos da mãe no corpo por causa do leite, neste período a vacina não faz efeito. A vacina faz com que o animal produza os anticorpos para determinada doença, assim quando ela invadir já tem os anticorpos produzidos para proteger.
DOENÇAS QUE AS VACINAS DE CÃES E GATOS PREVINEM

As vacinas dos cães são conhecidas como: V4, V5, V8 e assim por diante, o significado do numero depois do "V" é quantas doenças essas vacinas previnem.
As vacinas caninas, as polivalentes ou múltiplas, previnem contra: cinomose, coronavirose, hepatite infecciosa, leptospirose, parvovirose, influenza e adenovírus.
Também tem as vacinas V8, V10, V11, V12 e V14 que a principal diferença entre elas é os tipos de leptospirose que elas previnem.

PERIGOS REPRESENTADOS PELOS PARASITAS QUE PROVOCAM AS PRINCIPAIS ZOONOSES

Se cuidar bem do seu amiguinho, ele estará saudável e você também. Tomar bastante cuidado e verificar regularmente se o seu amigo esta bem.
FEBRE MACULOSA
É uma doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, presente no carrapato contaminado. Animais de estimação situados em áreas onde exista a incidência da Febre Maculosa podem “transportar” esses carrapatos contaminados para perto de seus proprietários, que poderão ser picados por esse parasita.
A transmissão efetiva para o homem, portanto, ocorre através da picada de um carrapato contaminado e que fique fixo na pele por um período de 5 até 20 horas.
É importante tomarmos algumas atitudes e medidas preventivas, diminuindo assim a chance dos carrapatos picarem e permanecerem fixos na pele dos animais transmitindo-lhes a bactéria.
Nos animais a doença não apresenta sintomas. Nos seres humanos causa febre, náusea, dores de cabeça e calafrios.
Sem tratamento, a doença evolui e podem aparecer manchas rosadas nas palmas das mãos e solas dos pés e depois em todo o corpo. Quando não há tratamento essa doença pode ser fatal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário